quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Feriado de Finados em Recife

                                                                    

Blog de Maria Helena do Nascimento

Prefeitura do Recife no Dia de Finados

                Neste feriado do Dia de Finados, celebrado na próxima quinta-feira (2), não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura do Recife. Já a sexta-feira (3), será considerado o ponto facultativo nos órgãos da Administração Direita e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja considerado indispensável, a critério da chefia de cada órgão.

            Os cinco cemitérios públicos da cidade, Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea, estão prontos para receber o público. O trabalho de conservação foi intensificado e o órgão já está preparando uma programação para atender aos visitantes. A expectativa é de que aproximadamente 50 mil pessoas circulem pelos locais durante a data.

        Dentre as ações  para o dia de Finados está o incremento nos serviços de limpeza e manutenção, com um  esquema especial, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

          Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às 9h (recitação do terço) e às 10h (celebração da missa). O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar, no dia 02, a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores. Pelo segundo ano consecutivo haverá, no cemitério de Santo Amaro, a participação do Conservatório Adventista de Música, no horário das 07h às 17h, com a apresentação da Orquestra de Sinos, instrumentistas e músicos (piano, violinos e flautas).

            Já para os que querem aproveitar o feriado com outras atividades, Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição das 7h às 16h,  o Jardim Botânico do Recife também oferece atividades para crianças e adultos, além de vários equipamentos culturais que também terão programação para toda a família.

Confira abaixo o que abre e fecha em cada setor da Prefeitura do Recife:

EDIFÍCIO-SEDE -  
 Secretaria de Planejamento, Administração Gestão de Pessoas informa que na próxima quinta e sexta-feira os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na segunda-feira (6), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - A Secretaria de Finanças do Recife informa que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, fecha na próxima quinta-feira (2) e também na sexta-feira (3). Os demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar, estarão fechados apenas na quinta-feira (2) e funcionam na sexta-feira (3) e sábado (4) em horário habitual. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura www.recife.pe.gov.br . No banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte", disponível no lado direito da tela, é possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município de forma rápida, fácil e segura. 

CULTURA- Para quem quiser celebrar a vida neste feriado, os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife terão programação garantida para toda a família.
No Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam), o Dia de Finados será celebrado com uma programação irreverente no pátio interno. A partir das 17h, será realizado um “velório poético”. O objetivo é celebrar vida e obra de nomes importantes da cultura local. Este ano o homenageado será Raul Córdula. O evento é aberto ao público.

No sábado e domingo, das 13h às 17h, o museu estará aberto, com a exposição Carimbos, de José Cláudio, em cartaz. A mostra reúne quase 100 trabalhos, que revelam uma faceta pouco conhecida do pintor, celebrado como um dos mais representativos e produtivos artistas pernambucanos. Outra mostra que também estará aberta ao público é a exposição Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa, que comemora os dez anos do Pernambuco, suplemento literário do Diário Oficial do Estado, publicado pela Cepe Editora.

O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, será outra boa opção para o feriado. De quinta a domingo, das 9h às 17h, o público poderá conferir a Exposição 1817: Revolução Republicana, que marca o bicentenário da Revolução de 1817, retratando os acontecimentos da época e sua relação com o presente. A mostra marca os 200 anos da revolta ocorrida em Pernambuco. A entrada é gratuita. O museu fica no Bairro de São José. Informações: (81) 3355-9540 ou 9558. 

No Sítio Trindade, a programação do feriado será ao ar livre.  O parque estará aberto de quinta a domingo, das 5h às 19h, cheio de opções de lazer e atividades físicas para toda família, como pista de cooper e parquinho infantil. No sábado, será realizada a tradicional feira orgânica, das 5h às 10h.

No Teatro de Santa Isabel, o domingo (5) será de portas abertas. O público poderá aproveitar o último dia do feriadão para fazer uma visita guiada pelo equipamento, aproveitando para conhecer um dos mais belos teatros-monumento do país. As visitas acontecerão em três horários: 14h, 15h e 16h, com capacidade para 25 pessoas cada. Informações pelo telefone 3355-3323.

No Paço do Frevo, o domingo (5) será dedicado às comemorações do Dia do Frevo de Bloco, com o já tradicional Arrastão do Frevo do começo de cada mês. A partir das 15h, tradicionais agremiações se reúnem na Praça do Marco Zero, de onde seguirão em cortejo até o Paço do Frevo. Lá haverá show do coral Edgard Moraes e de blocos líricos dos carnavais saudosos, como: Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico, Bloco das Ilusões, Boêmios da Boa Vista, Damas e Foliões e Cordas e Retalhos.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, estarão abertos da quinta (2) ao domingo (5). Espaço equipado com jogos digitais focados na temática ambiental, composteira e viveiro de mudas, o Econúcleo Jaqueira fica dentro do Parque da Jaqueira, próximo ao posto da saúde, e estará aberto das 9h às 17h.   Localizado no Curado, o Jardim Botânico do Recife tem uma área de 10,7 hectares divididos entre uma reserva de Mata Atlântica e sete jardins temáticos: de bromélias, de plantas tropicais, de cactos, de orquídeas, de plantas medicinais, de palmeiras e o sensorial, onde pessoas com alguma deficiência podem explorar o ambiente natural pelo cheiro, toque e o som. O horário de funcionamento do JBR se estende das 9h às 15h30. O local conta com lanchonete e loja de artesanato. Os dois equipamentos são vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. 

TURISMO E LAZER - No feriado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na quinta-feira (2), das 7h às 16h, em todas as rotas, no entanto, não funcionará no domingo (5) por conta da realização das provas do ENEM 2017. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na quinta-feira (2), retornando normalmente na sexta-feira (3) e sábado (4). Os parques da Macaxeira e Santana abrem diariamente ao público, das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via para uso da população em frente ao Segundo Jardim, em Boa Viagem, também acontece no dia 2 de novembro, além do tradicional domingo. 

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado de Finados, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na quinta-feira (2), funcionando das 6h às 13h. O funcionamento será normal nos demais dias: na sexta-feira (3) e no sábado (4), das 6h às 18h e, no domingo (5), das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham na quinta, mas abrem das 6h às 18h na sexta-feira e no sábado. No domingo, ambos os equipamentos já são fechados. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

EDUCAÇÃO As 309 unidades da rede de ensino municipal do Recife não irão funcionar nestas quinta (2) e sexta-feira (3). As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 6 denovembro.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na quinta (2) e na sexta-feira (3).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham na quinta (2) e na sexta-feira (3).

PROCON - O Procon Recife estará fechado na quinta (2) e na sexta-feira (3), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

SAÚDE – Nesta quinta-feira (2), Dia de Finados e sexta-feira (3), considerado ponto facultativoas quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (06).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funciona das 8h às 12h.

 O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste feriadão. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (06).

COMPAZ - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta quinta (2) e sexta (3). Os Compaz abrem normalmente sábado (4) e domingo (5), das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares retomam às atividades apenas na segunda (6).

TRÂNSITO - Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (6), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, neste feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já oProjeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem de quinta (02) a domingo (05), das 8h às 12h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice LIspector - estarão fechados durante os dias 2 e 3 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

ESPORTES - O feriadão vai contar com muita bola rolando no Recife. Serão mais de 400 atletas envolvidos no Recife Bom de Bola deste sábado (4) e domingo (5), com jogos da categoria Veterano e Feminino. A programação completa deste campeonato de várzea organizado pela Prefeitura do Recife está disponível no site recifebomdebola.com.br. Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo ficarão suspensos entre os dias 2 e 5 de outubro. As atividades funcionam normalmente a partir da segunda-feira (6).

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário