quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Feriado 7 de Setembro em Recife

                                                                    

Blog de Maria Helena do Nascimento

Prefeitura do Recife divulga o que abre e fecha neste feriado de Sete de Setembro 

O Dia da Independência também terá opções de cultura e lazer para a população

A Prefeitura do Recife informa que a sexta-feira, 8 de setembro, será considerada ponto facultativo nos órgãos da Administração Direita e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja considerado indispensável, a critério da chefia de cada órgão. No entanto, não faltarão opções de lazer para os recifenses, neste feriado de Independência do Brasil, que além do tradicional desfile cívico-militar, podem contar com os equipamentos culturais e de lazer da Prefeitura do Recife que estarão abertos e aparecem como uma boa opção para curtir o dia. Também funcionarão o Jardim Botânico e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

Confira abaixo o que abre e fecha em cada setor no Dia de Independência:

SEDE – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que nos dias 7 e 8, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

CULTURA – Convidando os recifenses a celebrar a independência ao ar livre, o Sítio Trindade, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, no bairro de Casa Amarela, estará cheio de opções de lazer e atividades físicas de quinta (7) a domingo (10). No sábado, a partir das 5h, a tradicional feira orgânica toma conta do equipamento, acrescentando sabor e mais saúde ao feriado. No domingo, a programação será caprichada para a criançada, com o espetáculo Chá Comigo, representação cômica do cotidiano da Cia. Caravana Tapioca. O espetáculo é gratuito e será apresentado às 16h. 

O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, também tem programação para todo o feriado, inclusive no próprio 7 de setembro. Para estimular a formação de recifenses cidadãos e ciosos da história de luta e pioneirismo libertário de sua cidade, o Museu da Cidade do Recife estará aberto durante todo o feriado, de quinta a domingo, das 9h às 17h, com a exposição histórica 1817 - Revolução Republicana. A exposição é gratuita. Informações: 3355-9558

No Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam), localizado na Rua da Aurora, o feriado também será de muita cultura. De sexta a domingo, estará em cartaz a exposição Carimbos, que revela uma quase inédita fase da carreira do célebre artista plástico José Cláudio. O museu abrirá de 12h às 18h na sexta e das 13h às 17h no sábado e no domingo. Informações: 3355-6871.

No Parque Dona Lindu, além de brinquedos e muito espaço para a criançada suar a camisa à vontade, vai ter exposição internacional em cartaz na Galeria Janete Costa no sábado e no domingo. Inédita no Nordeste, a mostra As Meninas do Quarto 28 retrata um dos mais tristes episódios da humanidade na perspectiva de crianças que viveram confinadas por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca, durante a Segunda Guerra Mundial. No sábado, o horário de visitação é das 14h às 20h e no domingo, das 15h às 19h. Informações: 3355-9825

MEIO AMBIENTE- Espaços repletos de verde e que oferecem atividades de educação ambiental, o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife estarão funcionando durante o feriadão. Localizado dentro do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, o Econúcleo abre de 9h às 17h, de quinta a domingo. No mesmo período, o Jardim Botânico do Recife, no Curado, Zona Oeste do Recife, estará de portas abertas ao públicodas 9h às 15h30.

No Econúcleo Jaqueira , a quinta (7/9)  terá, a partir das 9h uma programação diversificada, com Embolada da Coleta Seletiva, oficina de Teatro, oficina de malabares com resíduos sólidos, oficina de rap, oficina de cordel, e jogos ambientais. Na sexta (8/9), também a partir das 9h o dia segue com vivências e oficinas. A programação de estende ao sábado e domingo,  com atividades recreativas das 9h às 16h.Já no Jardim Botânico do Recife, a quinta (7/7) vai começar com uma contação de histórias, às 9h30,e segue com apresentações de teatro até as 15. Na sexta (8/8), também às 9h30 terá contação de histórias e  apresentações musicais e de teatro até as 15h.Sábado e domingo a programação também às 9h30 com Caminhada Ecológica, oficinas e Teatro de sombras.

TURISMO E LAZER - No feriado da Independência, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na quinta-feira (7) e no domingo (10), das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na quinta-feira (7), retornando normalmente na sexta-feira (8). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no dia 7 de setembro, além do tradicional domingo.

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado da Independência do Brasil, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na quinta-feira (7), funcionando das 6h às 13h. O funcionamento será normal nos demais dias: na sexta-feira (8) e no sábado (9), das 6h às 18h e, no domingo (10), das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham na quinta, mas abrem das 6h às 18h na sexta-feira e no sábado. No domingo, ambos os equipamentos já são fechados. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

ESPORTES - Quem quiser aproveitar o final de semana com a família, estarão acontecendo em diversos campos de várzea da cidade novas rodadas do Recife Bom de Bola, programa que garante inserção social através do futebol. Os times inscritos competem até dezembro, quando acontecem as finais de todas as sete categorias. Confira a programação no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo ficarão suspensos entre os dias 7 e 10 de setembro.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela e no Compaz do Alto Santa Terezinha fecharão na quinta (7) e na sexta-feira (8).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham na quinta (7) e na sexta-feira (8).

PROCON - O Procon Recife estará fechado na quinta (7) e na sexta-feira (8), incluindo a sede e o posto avançado do Compaz Governador Eduardo Campos.

FINANÇAS - O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar  estarão fechados nos dias 07 e 08 de setembro. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o Portal de Finanças no site da prefeitura www.recife.pe.gov.br

É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela. O contribuinte que parcelou o IPTU de 2017 deve ficar atento para o pagamento da oitava cota, que está agendado para o sábado, dia 10 de setembro, mas pode ser realizado, na segunda-feira, 11 de setembro, sem juros.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado da Independência. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família, não funcionarão neste feriadão, exceto as casas de acolhida. O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves também estarão fechados.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste feriadão. Os atendimentos e marcações de consultas  voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

EDUCAÇÃO- Em virtude do feriado do Dia da Independência, as escolas e creches municipais do Recife fecham na próxima quinta-feira (7).  Neste dia, o desfile terá a participação de 350 estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (8), também não haverá aula. As escolas e creches municipais voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

SEGURANÇA - Os Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna fecham nos dias 7 e 8 de setembro, quinta e sexta respectivamente. Sábado e domingo ambos funcionam das 9h às 13h.

BIBLIOTECAS - As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela estarão fechadas nos dias 7 e 8. Voltam às atividades normalmente na segunda, 11 de setembro.

SAÚDE –  Nas próximas quinta (7) e sexta-feira (8), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos número99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.


TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos cidadãos que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, vão funcionar normalmente, das 8h às 13h, até a quarta-feira (6). Na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8), os serviços ficarão suspensos em virtude do feriado de Dia da Independência do Brasil , voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (11). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.




Nenhum comentário:

Postar um comentário