terça-feira, 16 de julho de 2013

Wilma Lessa - Saudades!

                                                                                 
Wilma Lessa e Maria Helena do Nascimento em noite de premiação

O BLOG DE 
MARIA HELENA DO NASCIMENTO//CIDADÃ REPÓRTER,
HOMENAGEIA A SAUDOSA E QUERIDA WILMA LESSA, 
A DEFENSORA LEGÍTIMA DA MULHER BRASILEIRA


De repente, aproveitando o dia em casa por causa do feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, em Recife, resolvi arrumar as gavetas e encontrei entre centenas, uma foto com a querida e saudosa amiga, jornalista e feminista, Wilma Lessa e lágrimas de saudade rolaram pela face. A foto foi tirada em um clube social dos Aflitos aonde se homenageava pessoas que trabalhavam com direitos humanos. E sem explicação, a competente defensora dos direitos da mulher não recebeu coisa alguma. Uma injustiça! 

Conheci a passei a gostar dos posicionamentos da líder feminista Wilma Lessa através de programas de rádio AM em debates sobre violência contra as mulheres. Ela administrava a Organização Não Governamental (ONG) - Viva Mulher e muitas vezes saiu de casa durante as madrugadas para delegacias de polícia para acompanhar mulheres violentadas pelos companheiros. Essas mesmas mulheres esqueceram da bondade da defensora e não apoiaram quando ela mais precisava, quando foi candidata a vereadora pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Recife. 
Uma decepção! 

A jornalista e escritora Wilma Lessa nasceu em São Paulo, residia em Recife até o seu falecimento no ano de 2004 e sem dúvida, a maior defensora dos direitos da mulher que já conheci em toda a minha vida. Ela não pensava em fama e recompensa financeira mas sim, apenas na felicidade das pessoas violentadas e injustiçadas. 

Wilma Lessa juntamente com a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, a Drª Salma Bandeira de Melo e outros, foram responsáveis pela implantação da primeira Delegacia Especializada da Mulher no estado de Pernambuco. 

Dias antes do seu falecimento (dormiu e não acordou), encontrei com a querida amiga na Rua do Riachuelo na Boa Vista, área central do Recife, sem a alegria de sempre e tive a oportunidade de dizer que os seus problemas atuais passariam e que ela segurasse na mão de Deus durante a fase negativa de vida. Logo depois, soube da sua passagem para o outro lado da vida. 
Uma tristeza! 

Após a sua morte, a líder feminista foi homenageada com unidade de saúde com o seu nome. Em vida, não recebeu o carinho e homenagens que merecia pelos seus bons serviços prestados em defesa dos direitos humanos. 
Uma ingratidão! 

Wilma Lessa, linda sempre, pele de porcelana, bem maquiada, bem penteada, roupas vistosas e fechadas, bem educada e alto astral. 

Descansa em paz, querida e saudosa amiga, Deus te dê a paz! 
Tudo o que resta da nossa foto são saudades, muitas saudades! 
Paz! 
                                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário